DIFERENÇA DE MARCA E DE PATENTE?

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE O REGISTRO DE MARCA E O REGISTRO DE PATENTE?

É muito comum as pessoas fazerem confusão entre, patente e marca. As vezes alguém diz que sua marca está patenteada, ou que tem a patente da marca. Mas registro de marca é uma coisa. Registro de patente é outra. Então vamos entender a diferença.
Marca é o nome e a imagem (logotipo), associados para identificar um produto ou serviço, a fim de que o consumidor tenha condições de reconhecer a empresa fabricante e escolhê-la entre as inúmeras opções disponíveis no mercado.
É só olhar para a marca de seu celular, geladeira, carro, tênis ou tantos outros artigos do cotidiano para saber quem o produz. Nosso dia a dia é cercado por marcas.
Vamos fazer um teste de conhecimento? Você acabou de abrir uma empresa no ramo de máquinas de café, escolheu o nome com cuidado e teve ajuda profissional para criação de sua identidade visual.
Para oficializar sua Empresa, o que você deve solicitar? Registro de marca ou registro de patente? Resposta: Registro de marca.
A mesma pergunta vale para uma outra situação: sua fábrica de tênis acaba de desenvolver uma tecnologia exclusiva para amortecimento e quer garantir que o invento não seja copiado pelos concorrentes. A qual processo de registro você deve recorrer? Resposta: patente!
É que a patente está relacionada, à invenção de uma tecnologia, seja de um produto ou processo inovador. Exemplo disso são as tecnologias exclusivas que certos produtos prometem (uma fórmula especial utilizada no shampoo que você usa e que afirma clarear os cabelos) podem ser entendidas como inventos a serem patenteados.
Há também a Patente de Modelo de Utilidade, que protege um objeto de uso prático ou mesmo uma parte deste, apresentando uma nova forma ou disposição, que envolva, necessariamente, um ato inventivo e que tenha como resultado uma melhoria funcional no seu uso ou fabricação.
Por exemplo: a TV 4k é uma evolução da TV de Plasma, portanto a patente se enquadra no modelo de utilidade, porque a tecnologia dela traz uma inovação para um equipamento que já existia, e assim vai.
Concluindo, a patente se difere, da marca por proteger outro tipo de propriedade intelectual do empreendedor. Ela serve para garantir direito de exclusividade à exploração comercial de produtos e processos originais, frutos da criatividade e inovação humana.
Registrar patente é garantir proteção, sobre um invento ou melhoramento de algum produto ou processo criados. Patentear é resguardar a invenção em si e nao a marca.
Tanto o registro de marca quanto o de patente, são essenciais para garantir exclusividade na exploração comercial da marca criada ou na fabricação e comercialização de produtos ou processos inventados por sua empresa. Por isso, não deixe de fazer os registros e proteja-se!
Conte a sua! Sempre existe uma história por trás dos logotipos e das marcas, não é verdade? Então! Manda a história da sua marca que a gente publica aqui!
Envie um e-mail para: vocesabia@mercomarcas.com.br

Central de Atendimento Fones: +55 11 3214-1190 / 3255-1818
E-mail: atendimento@mercomarcas.com.br

Deixe uma resposta

Importante:
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência Mais informações:
Criado por WP RGPD Pro